O texto “O papel da tutoria em ambiente de EaD”
traz treze sugestões apresentadas pelas autoras para o(a) professor (a) que
deseja atuar como tutor(a). Dentre as sugestões aqui apresentadas, limitar-me-ei
a falar sobre: conhecer o ambiente online, conhecer os seus aprendizes e desenvolver
comunidades de aprendizagem. Esses itens fazem parte de um repertório de
atividades que o tutor deve desempenhar, tendo como centro o aluno e a sua
relação com o meio.
A atuação do tutor online pressupõe uma constante
interação no processo de ensino aprendizagem dos alunos em sua sala de aula
virtual. A missão do tutor online vai além do cumprir tarefas, cabe a ele
facilitar a mudança de postura do aluno, que o torne mais ativo, participativo
, autônomo e investir na atualização científica,
técnica e cultural, como ingredientes do processo de formação permanente. Este
professor precisa colocar sua autoformação, como requisito principal, para usar
as novas tecnologias que virão.
Estando a titulação de tutor resinificada, este
sujeito do processo de ensino e aprendizagem torna-se essencial, podendo ser
considerado como o elo que auxilia na relação entre o aluno, o curso e o
professor, permitindo alcançar o sentido prático da expressão “ensinar e
aprender”.
Sancho (1998) “assinala que nos Sistemas de formação
a distância não se prescinde do professor, ao contrário, este passa a ser
imprescindível, o elemento-chave para o sucesso da aprendizagem”.
As orientações pertinentes quanto a função do tutor,
apresentadas por diversos autores, nos faz reconhecer que no ambiente online, o tutor conduz a aproximação, o acompanhamento
das necessidades dos participantes e da necessidade de estar a par do contexto
educativo que foi sendo construído. Assim, o conceito de tutor absorve a figura
de educador e professor. O fator interação, afetividade, parceria torna-se
ingredientes preponderantes no enfrentamento de futuras questões a serem
resolvidas. Como afirma Maia (1998), “ não se deve identificar distância física
com distanciamento pessoal”.
O ambiente de
trabalho de um tutor online, pressupõe o estabelecimento de um diálogo
constante, aberto e próspero em busca de uma produção de novos saberes,
ampliando o conhecimento, propondo uma prática educativa criativa. Nesse
ambiente muitas são as propostas de trabalho, como por exemplo: fórum, chats,
wiki, etc.
Portanto, professor é quem motiva, traz o aluno à
reflexão e cria oportunidades no ambiente online de aprendizagem que ajuda na
auto-organização, tarefa fundamental no processo de ensino-aprendizagem. O
aluno espera por estas orientações e cabe ao professor ajudá-lo a conquistar
novas informações. Em outras palavras, o professor ajuda ao aluno a ser um
pesquisador, diminuindo as limitações de um curso online, onde o face a face não
acontece.
Cabe ao professor online conhecer os seus
aprendizes, as características do aluno, a interação com os seus pares
e professores. Existe também a necessidade dos alunos virtuais compreenderem
que a sua contribuição nas atividades desenvolvidas por meio das ferramentas
síncronas e assíncronas, fazem parte de um aspecto de sua responsabilidade,
possibilitando o acontecimento tecnológico como mais uma ferramenta no trabalho
à distância.
Outro passo importante é que o professor online deve
ensinar aos seus alunos a serem alunos online, isto é, a constituírem esses
diálogos, a levarem as ideias trazidas pelos colegas em suas próprias reflexões
e construções, fazendo também uma costura textual. Reconhecer a importância da
diferença entre um curso presencial e o curso online, é tarefa que exige do
tutor uma atuação diferente daquela que acontece em uma sala de aula
presencial. Portanto, exige que o aluno tenha um acompanhamento constante, que
tenha liberdade na utilização das ferramentas de comunicação, horário flexível,
comunicação mediada pelo ambiente virtual. Continuar motivando o aluno e
incentivá-lo a conquistar novas referências de trabalho, o conduzirá a uma
aprendizagem independente. Desta maneira, o professor
tutor pode sugerir alterações na forma como o aluno desenvolve os estudos,
criando situações diferenciadas de aprendizagem de acordo com as necessidades
individuais.
Ao desenvolver grupos de trabalhos, está diretamente
envolvido com a formação de comunidade,
ampliando o conhecimento em diversas áreas. Faz parte da construção de um
diálogo permanente, ora com quem ensina e ora com quem aprende, criando uma
relação ao uso das tecnologias e construindo novas abordagens a respeito de
aprendizagem no ensino a distância. O professor é responsável por facilitar e
dar espaço aos aspectos pessoais e sociais da comunidade. Portanto, compreende-se
que novas comunidades online surgem, à medida que os alunos forem
instigados a conhecer a concepção e efetivação de uma aprendizagem
significativa. Torna-se importante também reconhecer que as comunidades
virtuais possuem elementos que unem os estudantes em seus objetivos comuns, trazendo
novos valores e colocando a aprendizagem significativa em jogo.
Compreende-se a importância do tutor observar todas
as variáveis dos atos de ensinar e aprender da educação. Para isso, é
solicitado aos professores que promovam a otimização da utilização de recursos
didáticos que enfatizem um modo de aprender crítico e criativo. Cabe, neste
sentido, aos professores, manter a atenção e disposição em assumir novos
desafios do seu fazer pedagógico.
Referência:
Coelho,Cláudio Ulysses Ferreira, Haguenauer, Cristina-
As Tecnologia da Informação e da Comunicação e sua influência na mudança do
perfil e da postura do professor- LATEC, UFRJ,1999.
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