quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

O papel da tutoria em ambiente de EaD



 O texto “O papel da tutoria em ambiente de EaD” traz treze sugestões apresentadas pelas autoras para o(a) professor (a) que deseja atuar como tutor(a). Dentre as sugestões aqui apresentadas, limitar-me-ei a falar sobre: conhecer o ambiente online, conhecer os seus aprendizes e desenvolver comunidades de aprendizagem. Esses itens fazem parte de um repertório de atividades que o tutor deve desempenhar, tendo como centro o aluno e a sua relação com o meio.

A atuação do tutor online pressupõe uma constante interação no processo de ensino aprendizagem dos alunos em sua sala de aula virtual. A missão do tutor online vai além do cumprir tarefas, cabe a ele facilitar a mudança de postura do aluno, que o torne mais ativo, participativo , autônomo e investir na atualização científica, técnica e cultural, como ingredientes do processo de formação permanente. Este professor precisa colocar sua autoformação, como requisito principal, para usar as novas tecnologias que virão.

Estando a titulação de tutor resinificada, este sujeito do processo de ensino e aprendizagem torna-se essencial, podendo ser considerado como o elo que auxilia na relação entre o aluno, o curso e o professor, permitindo alcançar o sentido prático da expressão “ensinar e aprender”.

Sancho (1998) “assinala que nos Sistemas de formação a distância não se prescinde do professor, ao contrário, este passa a ser imprescindível, o elemento-chave para o sucesso da aprendizagem”.

As orientações pertinentes quanto a função do tutor, apresentadas por diversos autores, nos faz reconhecer que no ambiente online, o tutor conduz a aproximação, o acompanhamento das necessidades dos participantes e da necessidade de estar a par do contexto educativo que foi sendo construído. Assim, o conceito de tutor absorve a figura de educador e professor. O fator interação, afetividade, parceria torna-se ingredientes preponderantes no enfrentamento de futuras questões a serem resolvidas. Como afirma Maia (1998), “ não se deve identificar distância física com distanciamento pessoal”.

 O ambiente de trabalho de um tutor online, pressupõe o estabelecimento de um diálogo constante, aberto e próspero em busca de uma produção de novos saberes, ampliando o conhecimento, propondo uma prática educativa criativa. Nesse ambiente muitas são as propostas de trabalho, como por exemplo: fórum, chats, wiki, etc.

Portanto, professor é quem motiva, traz o aluno à reflexão e cria oportunidades no ambiente online de aprendizagem que ajuda na auto-organização, tarefa fundamental no processo de ensino-aprendizagem. O aluno espera por estas orientações e cabe ao professor ajudá-lo a conquistar novas informações. Em outras palavras, o professor ajuda ao aluno a ser um pesquisador, diminuindo as limitações de um curso online, onde o face a face não acontece.

Cabe ao professor online conhecer os seus aprendizes, as características do aluno, a interação com os seus pares e professores. Existe também a necessidade dos alunos virtuais compreenderem que a sua contribuição nas atividades desenvolvidas por meio das ferramentas síncronas e assíncronas, fazem parte de um aspecto de sua responsabilidade, possibilitando o acontecimento tecnológico como mais uma ferramenta no trabalho à distância.

Outro passo importante é que o professor online deve ensinar aos seus alunos a serem alunos online, isto é, a constituírem esses diálogos, a levarem as ideias trazidas pelos colegas em suas próprias reflexões e construções, fazendo também uma costura textual. Reconhecer a importância da diferença entre um curso presencial e o curso online, é tarefa que exige do tutor uma atuação diferente daquela que acontece em uma sala de aula presencial. Portanto, exige que o aluno tenha um acompanhamento constante, que tenha liberdade na utilização das ferramentas de comunicação, horário flexível, comunicação mediada pelo ambiente virtual. Continuar motivando o aluno e incentivá-lo a conquistar novas referências de trabalho, o conduzirá a uma aprendizagem independente. Desta maneira, o professor tutor pode sugerir alterações na forma como o aluno desenvolve os estudos, criando situações diferenciadas de aprendizagem de acordo com as necessidades individuais.

Ao desenvolver grupos de trabalhos, está diretamente envolvido com a formação de comunidade, ampliando o conhecimento em diversas áreas. Faz parte da construção de um diálogo permanente, ora com quem ensina e ora com quem aprende, criando uma relação ao uso das tecnologias e construindo novas abordagens a respeito de aprendizagem no ensino a distância. O professor é responsável por facilitar e dar espaço aos aspectos pessoais e sociais da comunidade. Portanto, compreende-se que novas comunidades online surgem, à medida que os alunos forem instigados a conhecer a concepção e efetivação de uma aprendizagem significativa. Torna-se importante também reconhecer que as comunidades virtuais possuem elementos que unem os estudantes em seus objetivos comuns, trazendo novos valores e colocando a aprendizagem significativa em jogo.

Compreende-se a importância do tutor observar todas as variáveis dos atos de ensinar e aprender da educação. Para isso, é solicitado aos professores que promovam a otimização da utilização de recursos didáticos que enfatizem um modo de aprender crítico e criativo. Cabe, neste sentido, aos professores, manter a atenção e disposição em assumir novos desafios do seu fazer pedagógico.

Referência:

Coelho,Cláudio Ulysses Ferreira, Haguenauer, Cristina- As Tecnologia da Informação e da Comunicação e sua influência na mudança do perfil e da postura do professor- LATEC, UFRJ,1999.

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