Na Educação a Distância é necessário que o planejamento e
as atividades estejam em sintonia, do contrário pode ocorrer um distanciamento
entre o professor e o aluno, fazendo com que o último se sinta isolado e
desamparado. É neste momento que o(a) tutor(a) se faz presente, atuando como um
elo entre professor, material didático e aluno, tornando qualitativo o processo
de ensino-aprendizagem.
Leia atentamente o documento “Exemplos de sistemas de tutoria” e
escolha dois sistemas de tutoria, justificando a sua escolha e pontuando o que
há de positivo e negativo em cada um deles. Agora, imagine que você está
implementando EaD em sua instituição e escolha um entre os sistemas
apresentados, justificando sua escolha, ou, se preferir, elabore um sistema de
tutoria com as características que julgar mais interessantes.
Atenção: você deve explicitar em que tipo de instituição está
pensando, afinal, um curso preparatório tem características distintas de um
curso de pós-graduação, ou de formação continuada dos funcionários de uma
empresa, por exemplo.
TAREFA:
A partir da proposta
de trabalho da semana, foram apresentados vários tipos de Tutorias, por meio do
texto “Exemplos de Sistemas de Tutorias”. Escolho como proposta os exemplos: Instituição B e Instituição C, por serem
bem diferentes. O projeto da Instituição B sugere uma proposta com poucos
recursos tecnológicos, pouca interação, enquanto o da Instituição C sugere mais
proximidade entre os diversos componentes que atuam nesse cenário. Importante
ressaltar que ambos possuem pontos negativos e positivos. Vamos ao quadro:
INSTITUIÇÃO
B:
Descrição:
Na instituição B há apenas a tutoria a distância, e
existe um único tutor para turma com cerca de 400 alunos. O tutor cria um fórum
de dúvidas por mês, não há discussão sobre o conteúdo, apenas espaço para
apresentar e sanar dúvidas. Há também um plantão semanal de tutoria por
telefone, na coordenação do curso, e um chat semanal, sobre o conteúdo tratado
em cada semana.
PONTOS POSITIVOS
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PONTOS NEGATIVOS
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Existe tutoria a distância
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Existe apenas um único tutor para uma turma de 400 alunos
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Há um espaço para apresentar e sanar dúvidas
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Não há discussão sobre o conteúdo
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Há um chat semanal
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Um novo conteúdo é abordado por semana.
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INSTITUIÇÃO
C:
Descrição:
Na instituição C há a tutoria a distância e a
presencial. Cada tutor a distância é responsável por um grupo de cerca de 30
alunos, e não necessariamente acompanha este grupo em mais de uma disciplina. É
o tutor a distância quem media as discussões em fóruns temáticos que duram, de
modo geral, uma semana. O tutor a distância deve acessar a plataforma todos os
dias, e tem, no máximo, 24h para responder seus alunos. Além da mediação das
discussões no fórum, é também o responsável pela correção das tarefas e
lançamento de notas. Não há plantão telefônico e os tutores trabalham a partir
de suas casas ou qualquer outro lugar, mas não na coordenação do curso.
Nesta instituição o tutor presencial tem a função de
orientador pedagógico, acompanhando o desenvolvimento do aluno, tirando suas
dúvidas administrativas sobre o curso, fazendo relatórios sobre frequência dos
alunos (no polo e na plataforma) e tirando dúvidas genéricas sobre a plataforma
e peculiaridades do curso. O tutor presencial não tira dúvidas de conteúdos
explorados nas disciplinas.
PONTOS POSITIVOS
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PONTOS NEGATIVOS
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Há uma tutoria presencial e uma tutoria a distância
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Apenas os tutores a distância são responsáveis pela correção de
trabalhos e lançamentos de notas
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O tutor a distância é responsável por um grupo de
aproximadamente 30 alunos.
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O tutor a distância deve responder seu aluno em até 24 horas.
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Há fóruns de discussão
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Não há plantão telefônico
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O tutor presencial tem a função de orientador pedagógico
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O tutor presencial não tira dúvidas sobre conteúdos explorados
nas disciplinas
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O tutor ter que
responder a pergunta do seu aluno em até 24 horas, por exemplo, pode ser um
ponto positivo para o aluno, pela certeza da rapidez e prontidão em receber um
posicionamento a respeito da sua dúvida, já para o tutor pode representar um
ponto negativo, se num grupo numeroso, um número razoável de alunos enviarem
solicitações constantemente, o tutor terá que redobrar sua atenção e dispor de
um tempo maior para responder a todos dentro do prazo estabelecido.
Para programar um
Curso de Educação a Distância em uma instituição privada, eu escolheria o
sistema da Instituição D.
INSTITUIÇÃO
D:
Descrição:
Nesta instituição os tutores atuam ao mesmo tempo à
distância e presencialmente, pois não há polos de apoio presencial, a menos da
própria instituição. Os tutores colaboram com os professores no planejamento e
dinâmica da disciplina. Eles são responsáveis pelo acompanhamento do plano de
estudo do aluno, de seu ingresso no curso até a sua conclusão, estabelecendo
com este uma parceria corresponsável na construção do conhecimento para o
desenvolvimento de suas atividades.
Os tutores
encontram-se disponíveis todos os dias da semana (exceto finais de semana e
feriados) na instituição, atendendo o aluno por meio das ferramentas de
comunicação e interação do ambiente virtual de aprendizagem, correio-eletrônico
e telefone.
É ainda
responsabilidade dos tutores acompanhar o processo de aprendizagem dos alunos,
tirando dúvidas sobre o conteúdo do material instrucional e esclarecendo os
exercícios propostos. Além disso, eles desenvolvem atividades presenciais junto
ao corpo discente do curso, colaborando com o professor no desenvolvimento das
ações propostas nos encontros presenciais.
A correção das avaliações, tais como exercícios,
projetos, atividades presenciais e provas são de responsabilidade dos
professores. Assim como a realização das atividades online, tais como fóruns de
discussão e chats.
A escolha por outro
modelo de tutoria resultou na Instituição
D, sendo esta governamental, na modalidade EAD, semipresencial, com cursos de
graduação e pós-graduação, porque esta mostra um sistema de tutoria bastante
abrangente; apesar de não apresentar polo de apoio presencial ( somente na
própria instituição ) , há muitos pontos relevantes; como por exemplo, a
integração e parceria entre tutores e professores, assim como todo processo de
acompanhamento e desenvolvimento do aluno. Outro ponto importante é a
disponibilidade do tutor na instituição, fazendo o atendimento ao aluno através
dos mais variados meios de comunicação.
Acredita-se que, para gerenciar uma prática educativa
diferenciada, depende-se essencialmente dos aspectos humanos, das relações
sociais, da capacidade de comunicação, negociação e inclusão estabelecidas,
acrescidas da seleção e definição dos elementos tecnológicos para se
possibilitar uma formação qualitativa, acompanhados da elaboração criteriosa do
projeto pedagógico de um curso EAD.
Percebe-se a necessidade de maior investimento e
atualização permanente de todos os componentes da instituição, promovendo novas
propostas curriculares e novos métodos de ensino. Assim, promove-se maior
interação e ou renovação das práticas educativas, através de uma gestão
inovadora. Somente esta poderá permitir o compartilhamento de decisões por
todos os sujeitos envolvidos. As avaliações não estão limitadas apenas as
provas e trabalhos, mas as atividades presenciais ou projetos, o que abre um
leque de possibilidades para avaliar o aluno sobre diferentes perspectivas. Ao
término de cada fórum é indicado que o tutor faça um apanhado das principais
ideias elencadas durante a interação/ discussão ocorrida no mesmo de maneira a
construir uma síntese para os alunos do assunto discutido.
Entendo que em um curso virtual é necessário ao aluno
possa definir quanto tempo irá dedicar à leitura e a organização dos estudos,
sendo sugerido pelo tutor o trabalho com agenda de atividades, no qual poderão
ser definidos seus horários de atendimento ao aluno. Assim, ao trabalhar com
uma agenda o tutor demonstra a importância do planejamento, demonstrando para
os alunos o interesse em apoiá-lo a executar as suas tarefas.
Essa metodologia contribui para um constante feedback
das atividades, de maneira a orientar a execução do exercício, antes, durante e
depois de seu desenvolvimento, criando um ambiente harmônico e comunicativo.
Sabemos que superar a distância e escolher o tom
adequado, simples e amistoso, para as orientações no ambiente, assim como as
sugestões e cobranças aos alunos não é tarefa fácil.
Acredito que o modelo de tutoria da Instituição D,
poderia aplicar, inclusive, a outros tipos de cursos e instituições, além da modalidade
de ensino a distância, esse modelo de tutoria poderia adequar-se de acordo com
a demanda e necessidade de qualquer outro curso.
REFERÊNCIA:
ESQUINCALHA, A.C & GIANNELLA, T. R. Exemplos de
Sistemas de Tutoria . 2010
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