Hoje iremos conversar
sobre a observação e o registro, como ferramentas que auxiliam o cotidiano
escolar, da criança na fase de educação infantil, de forma que o professor
possa registrar diversas atividades como por exemplo: fotos, desenhos, álbuns,
gravações, vídeos e as produções que os alunos fazem ao longo de todo um
percurso.
Para documentar o
desenvolvimento da criança, não existe um registro único (padrão), no entanto,
os registros realizados no dia a dia pelo professor, podem se transformar em um
exímio relatório pedagógico, apenas sendo criteriosa em sua argumentação. Assim
como o relatório tem sua importância, destaco também a participação familiar e
escolar, colaborando para uma aprendizagem de qualidade.
Com essas observações em
mãos, a orientação familiar torna-se mais fácil e garante que a conversa flua.
Alguns pontos podem se descritos nesse relatório, como argumentação e
contextualização do diálogo, entre família, escola e aluno de educação
infantil. São eles:
- O relatório deve
apresentar uma linguagem apropriada ao seu público. A formalidade ainda existe,
porém não pode ser excessiva, de forma a dificultar a compreensão da mensagem.
- Todo relatório segue o
mesmo critério, que é ter: começo, meio e fim. Os assuntos devem ser
integrados, coesos, para não distorcer a mensagem.
-Muita atenção à
ortografia e acentuação. Não existe nada pior que encontrar erros em um
trabalho, de forma que estes desqualifiquem o mesmo.
- Escreva sempre o
relatório baseado nas potencialidades e habilidades dos alunos, ou seja,
utilizando e valorizando os pontos positivos.
- Evite termos coloquiais,
por exemplo: né, tá, e outros. A comunicação deve ser clara, direta e sem
dúvidas.
- Evite também o uso de
adjetivos, como: “ A criança estava feliz”, tente descrever o estado do aluno
em determinada situação, por exemplo: o aluno mostrou-se sorridente”.
- Termos como: nunca,
bastante, sempre, jamais, é desaconselhável de uso.
-As abreviações em um
relatório devem ser mínimas, principalmente em um relatório pedagógico.
-Atente a pessoa utilizada (e o verbo)
e siga por todo o texto. Atenção para evitar as discordâncias no decorrer do
mesmo.
- Evite expressões como: “
O educando é...”, Prefira verbos como: “ mostrou-se, apresentou-se,
demonstrou...” É importante, que observe que “frases afirmativas” podem gerar
situações inadequadas.
-Busque coesão e coerência
no texto. Leia e releia mais de uma vez. Peça, a um colega para ler e ver se você
foi clara em sua linguagem e comunicação.
-Monte um caderno de
linguagem, ou seja, com termos , frases e palavras interessantes que observou
durante as leituras. Eles irão te ajudar a iniciar o relatório com mais
segurança.
- Se for possível, leia o
seu relatório, um dia após de ter sido elaborado, pois nesse momento, você o
lerá com outros “olhos”.
Lembre-se que estar
atualizada e bem informada, é uma boa estratégia de estudo e esta ação irá
garantir maior qualidade em seus relatórios.
O ato de registrar no
ensino fundamental, possibilita ao professor ser autor de sua história,
perpetuando suas ideias e reflexões em busca de um ensino- aprendizagem de
qualidade.
Natalícia
Fonte:http://revistaescola.abril.com.br/planejamento-e-avaliacao/planejamento/escrita-profissional-427279.shtml
Um comentário:
Oi, minha amiga. Achei bastante apropriadas todas as considerações que você apresentou na orientação do acompanhamento e do registro das criança. Acredito que uma coisa que deve ficar bem clara para o professor é que o Registro, longe de ser uma simples formalidade que deve ser escrita com o objetivo de prestar conta ao Coordenador, deve ser escrito com o intuito de servir para o próprio professor. Nele devemos garantir as pistas para a qualidade do trabalho que desenvolveremos com o nosso aluno a fim de que ele continue avançando na construção do conhecimento.
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