sábado, 6 de novembro de 2010

"Segundo Hospital das Clínicas- registra aumento de casos de maus-tratos"

Abandono, negligência, violência doméstica e Violações de Direitos

De acordo com coluna de Mônica Bergamo, publicada hoje no jornal Folha de S. Paulo, o Hospital das Clínicas (HC), em São Paulo, registrou um aumento de 36% nos casos de maus-tratos contra crianças e adolescentes no primeiro semestre de 2010.

Foram atendidos 60 casos nesse período, incluindo o de uma menina de 13 anos que tentou o suicídio depois de sofrer agressões psicológicas por parte dos próprios pais. Pesquisa do pediatra Antônio Carlos Alves Cardoso, que atua no Instituto da Criança do HC, aponta que a violência dos pais é a causa de 60% das ocorrências. As crianças com menos de dois anos são as que mais sofrem agressões (75%) e o abuso sexual corresponde a cerca de 10% dos casos.

Dados do Sistema de Informações para a Infância e a Adolescência (SIPIA) confirmam que a família é uma grande violadora de direitos. No período de 1º. de janeiro de 2009 e 5 de novembro de 2010, foram registradas no sistema 4.751 violações causadas pela mãe e 3.706 causadas pelo pai.


Impacto dos maus-tratos na saúde

Estudo apresentado em agosto em encontro da Associação Americana de Psicologia indica que maus tratos e pobreza na infância podem levar a envelhecimento precoce e problemas cardíacos na vida adulta. Testes feitos com 200 adolescentes mostraram que aqueles oriundos de famílias mais humildes tinham artérias mais endurecidas e pressão sanguínea mais elevada. Essa situação impacta na expectativa de vida desses adolescentes.


Questões sobre maus-tratos


O Observatório da Infância traz uma lista com perguntas e respostas sobre maus-tratos e negligência. Elaborada pelo Dr. Lauro Monteiro, médico pediatra e editor do site, ela esclarece algumas questões, como o que é e por que ocorrem os maus tratos, o que é negligência, quem mais maltrata os filhos (homem ou mulher), as formas mais comuns de abuso, etc.

Monteiro também explica como denunciar um caso de maus-tratos: “As autoridades que podem receber as denúncias, além dos Conselhos Tutelares, são: o Juiz da Infância e da Juventude (antigo Juiz de Menores), a polícia, o Promotor de Justiça da Infância e da Juventude, os Centros de Defesa da Criança e do Adolescente e os Programas SOS-Criança”, escreve.


Fonte: Observatório da criança ( blog)

Nenhum comentário: