sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Educar e Aprender com crianças de 1 a 5 anos

Já passei da fase de brincar de palhaço, de subir em árvores e brincar de pique-esconde. Mas não posso negar que é uma fase maravilhosa. Agora, talvez esteja no momento de lembrar com saudades e quem sabe curtir um pouco mais a frente quando eu for avó. Tudo é possível. Educar com sensibilidade e carinho sempre é um aprendizado.

A curiosidade é muita nas crianças de 1 a 5 anos. O melhor é previnir!

A faixa de idade de um a cinco anos necessita de muitos cuidados.Quando a criança começa a aprender a fazer suas atividades por si só, acabamos perdendo de vista certos perigos. Nesse período em que começa a andar, seu aprendizado e curiosidade aumentam, gerando os acidentes mais comuns: quedas, queimaduras, engasgos e choque elétrico.
Alguns são mais fáceis de prevenir. Outros se tornam difíceis de evitar, considerando a freqüência com que acontecem. Um exemplo são as quedas. Elas até são incorporadas como parte do aprendizado da criança. Até que firme seu andar, ou se sinta segura para correr e andar de bicicleta ou patins, isso ocorrerá tantas vezes que é quase impossível prevenir as quedas mais graves.
A criança necessita passar por determinadas situações no seu aprendizado. Acompanhe de perto esses momentos, para conhecer o limite entre o corriqueiro e o anormal, e evitar acidentes e dor desnecessária.

Para evitar quedas:

1- Se a casa tiver varanda, é preciso que essa varanda seja protegida por grades de altura segura.
2- Em casas que têm escadas o cuidado deve ser redobrado. É recomendado o uso de grades que impeçam a passagem da criança para a escada. Assim, só o adulto poderá permitir o acesso a ela.
3- Quando a criança começar a andar de bicicleta ou outros brinquedos de rotina, é indispensável o uso de equipamentos de proteção como capacete, joelheira e cotoveleira.
4- Observa-se sempre que for a locais públicos, clubes aquáticos e praias. Fique sempre por perto para a criança não se afogue nem caia de algum dos brinquedos.

Para evitar queimadura

1- Deixe o cabo das panelas virado para o lado de dentro do fogão. Assim, se a criança tentar alcançar uma panela, não correrá o risco de derrubá-la sobre si mesma. Acidentes gravíssimos são evitados tomando esse tipo de precaução.
2- Verifique sempre a temperatura da água do chuveiro antes que a criança entre no banho.

Para evitar engasgo

Algumas mães costumam deixar nas mãos da criança algum tipo de alimento como bolacha ou uma fruta. Assim ela para de chorar . Mas a criança ainda não tem bem definida a noção de tamanho e , às vezes, tenta por tudo de uma vez na boca. Outra situação é a da criança que chega à fase em que deseja comer sozinha. Isso aumenta o risco do engasgo. Para prevenir:

1- Dê você mesmo as refeições no horário certo. Não deixe pedaços de alimentos nas mãos da criança. Assim você poderá também cultivar o hábito saudável da alimentação em horários regulares.
2- Se optar por deixar seu filho tentar se alimentar sozinho, monitore o tempo todo.
3- Deixe fora do alcance da criança todo objeto pontiagudo ou pequeno demais, para que ela não se fira nem tente engolir.
4- Coloque protetores de gaveta para evitar que sejam facilmente abertas. Assim a criança não corre o risco de pegar algum objeto perigoso.

Para evitar choque elétrico

Com a curiosidade a mil, a criança vai por si só tentar descobrir o mundo ao seu redor. Tudo é novo. Normalmente, ela usa a boca e os dedos para isso. Se algumas medidas não forem tomadas, muitos choques irão acontecer.

1- Coloque protetores nas tomadas.
2- Não deixe fios elétricos desencapados ou plugues de tomadas conectados à rede elétrica.

Aqui estão algumas dicas, uma pequena fala sobre o assunto, visto que o mesmo é grande e de muito interresse. Espero ter contribuído para sua leitura.


Fonte: Cuidando de crianças na educação infantil, catálogo 1-5.

Nenhum comentário: