sexta-feira, 24 de julho de 2009

Marcha Mundial pela Paz e Não-Violência

Venho convidá-los para participar da "Marcha Mundial pela Paz e pela Não-Violência".Essa não é uma iniciativa puramente eventual, é mais uma (dentre outras) estratégia de mobilização da sociedade civil com vistas a ações que podemos e devemos empreender.

O que é a Marcha Mundial? http://www.marchamundial.org/A Marcha mundial é uma iniciativa do “Mundo Sem Guerras”. A Marcha é um conjunto de diversas iniciativas de pessoas, organizações, instituições de todos os continentes que querem ser protagonistas e ativos na mudança de situações de violência que vivemos hoje.Porque eliminar as guerras e a violência significa sair definitivamente da pré–historia humana e dar um passo gigante no caminho evolutivo de nossa espécie. Porque é uma proposta que abre o futuro, onde o diálogo substitui a violência. Denuncia a perigosa situação mundial que está nos levando a sucessivas guerras, combatendo o armamento nuclear.

No dia 2 de outubro de 2009 (aniversário do nascimento de Gandhi e Dia Internacional da Não-Violência), uma equipe de 100 pessoas, de vários países, sairá da Nova Zelândia e, durante 90 dias, percorrerá mais de 100 países nos cinco continentes, terminando o trajeto na Cordilheira dos Andes, em Punta de Vacas - Argentina - aos pés do Monte Aconcágua, em 2 de janeiro de 2010. Enquanto essa equipe vai percorrendo o trajeto, acontecerão milhares de ações e manifestações em todo o mundo organizadas por voluntários e instituições que estão se unindo para criar uma Cultura de Paz e gerar uma Consciência Global de Não-violência Ativa. Esta Marcha Mundial é uma iniciativa da ONG Internacional "Mundo Sem Guerras", em conjunto com diversos outros coletivos e organizações.Para quê?Para desmantelarmos o arsenal de armas nucleares; para reduzirmos progressiva e proporcional de armamentos; para a assinatura de tratados de não-agressão entre países, para a renúncia dos governos a utilizar as guerras como meio para resolver conflitos entre as nações. Para gerar uma consciência social mundial contra toda forma de violência, seja ela física, psicológica, racial, religiosa, econômica ou sexual. Como podemos ajudar?Participando a distância via internet, sendo voluntário no comitê local da Marcha, organizando um novo Comitê com seus amigos, fazendo doações em dinheiro, materiais ou equipamentos, promovendo ações, mobilizações, festivais multiculturais, cine-debates, caravanas e viagens etc. Falando em rádios comunitárias, levando textos para o jornal de seu bairro sobre a Marcha. Conseguindo adesões de novas pessoas e instituições, promovendo oficinas pela Paz. Ajudando a diagramar cartazes, panfletos, camisetas e materiais. Tirando fotos, filmando e editando vídeos pela Paz.

Preparando animações, poemas, músicas, canções e jingles para divulgar a marcha, sugerindo outras idéias e iniciativas.Indo até o site http://www.theworldmarch.org/index.php?lang=por você encontrará pessoas e instituições que já aderiram à Marcha, além de outras informações sobre essa iniciativa. Faça também a sua adesão (pode ser pessoa física ou jurídica).Visite também a nossa Comunidade no Peabirus: http://www.peabirus.com.br/redes/form/comunidade?id=1469
Um grande abraço a todosDenise Vilardo

Nenhum comentário: